O Mergulho – Visão Geral

O batismo ou também chamado de discovery nada mais é que uma experiência de mergulho com cilindro. É um mergulho simples, monitorado apenas para apresentar as principais técnicas de mergulho e o contato com o mundo subaquático.

Cardume em Porto de Galinhas

 

Nas principais praias e principalmente onde tem porto é comum encontrar operadoras de mergulho que podem proporcionar essa emoção. O custo vária muito de lugar e operadoras. Geralmente onde o turismo é mais divulgado existe a concorrência entre as operadoras de mergulho, fazendo o valor cair um pouco. Ex. Em Ilha bela já paguei 250,00 só por um batismo. Já em Porto de Galinhas paguei 75,00 inclusos fotos e vídeos.

Batismo em Maragogi/AL

 

Em qualquer lugar que seja o batismo sempre tem a supervisão de um instrutor que fica segurando seu equipamento para que você não perca o equilíbrio e controle. É um mergulho que não deve passar dos 10 metros de profundidade.

Paradigma
Não é preciso saber nadar para mergulhar, mergulho não tem nada a ver com as técnicas de natação. Então se você não sabe nadar não tem problemas, só não pode ter medo da água. Existe tem algumas particularidades que são diferentes da terra como a respiração que é feita somente pela boca.

Maurivan em Arrial do Cabo

Teoria
A principal regra do mergulho é nunca prender a respiração. O nariz, a boca, pulmões e ouvidos são espaços aéreos à medida que você mergulha mais fundo esses espaços aéreos são pressionados pela pressão da água, o que faz você sentir um leve incomodo no ouvido (parecido quando você desse a serra do mar ou esta em um elevador), à medida que você vai mais fundo esse incomodo aumenta, sendo necessário a equalização. Para equalizar a boca, nariz e pulmão você só precisa respirar. Por isso você nunca deve prender a respiração. Para equalizar os ouvidos a cada 1 metro descendo ou quando surgir o incomodo você deve pressionar as narinas e forçando um pouco ao tentar soltar o ar pelo nariz. feito isso você sentirá um alivio. Essas são as principais técnicas do mergulho.

Mergulhar é muito bom e nos dá sensação de liberdade leveza e relaxamento. O problema é que é viciantes.

O batismo é o primeiro passo para o mundo do mergulho. Existem algumas certificadoras que oferecem cursos com diversos níveis e necessidades. Como a certificadora Padi, que oferece conhecimentos do básico a quem deseja trabalhar profissionalmente com mergulho.

Aquele Abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Antes de Morrer, Concluído!!!, Cursos Dive, Mergulho e marcado , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para O Mergulho – Visão Geral

  1. MR disse:

    Otimo amor!
    gostei muito!!!!

  2. Pamella disse:

    Obrigada, valeu pela informações

  3. fabiana disse:

    Oi, eu não sei mergulhar, mas vou viajar pra ilha bela e gostaria muito de fazer esse mergulho. Eu posso fazer esse mergulho mesmo nao sabendo??

    • fabiana disse:

      Oi, eu não sei mergulhar, mas vou viajar pra ilha bela e gostaria muito de fazer esse mergulho,. Eu posso fazer esse mergulho mesmo não sabendo??

  4. FLÁVIO disse:

    Maurivan você dá treinamento para mergulho também? me enquadro no mesmo caso da Fabiana não sei nadar mas adoraria fazer mergulho, sendo assim você acha que eu conseguiria fazer algum curso de mergulho ? Não digo apenas o Discovery mas um curso mesmo? E poderia me informar uma média de valor de cursos ?

    • @MaurivanSB disse:

      Olá Flavio, por enquanto ainda não dou treinamentos.
      O Curso básico é o primeiro contato com o mundo aquático, nele vc ganhará o conhecimento para não ter medo de algumas situações, respeitando o seu nível. Exemplo caso a mascara saia do rosto.
      Verá que mergulhar não esta relacionado com saber nada.
      O meu primeiro curso de mergulho fiz na Master Dive, em arraial do cabo, no Rio de Janeiro http://www.masterdive.com.br/CursoBasico.html. A dinâmica é a seguinte, eles te enviam o material didático, vc estuda em casa e em um final de semana, é feito uma revisão de toda a parte teórica, exercícios na piscina e as saídas para o mar. O legal de Arraial é que a água é mais clara, tem muuuitas tartarugas e diversidade marinha. O custo acaba saindo mais barato, pois na escola funciona como alojamento, então vc não paga pela hospedagem.
      Outra opção aqui em são Paulo é a Narwhal, existe várias unidades por são paulo http://www.narwhal.com.br/. Nessa vc tem a parte teórica em sala de aula.
      Boa sorte.

  5. Adriela disse:

    Olá Maurivan!

    Agora no final ano (novembro) vou me casar e passaremos a lua de mel em Porto de Galinhas, minha maior expectativa é fazer o batismo!! Você poderia me informar qual foi esse lugar que você pagou 75,00 inclusos fotos e vídeos??

    • @MaurivanSB disse:

      Oi Adriela,
      Acredio que não esteja mais esse valor. Quando mergulhei com eles foi em 2009. De qualquer forma a operadora eh a Submerso Scuba Diver. Fica dentro de um centro, tipo um shopping.

  6. Eliana disse:

    Gostaria muito de mergulhar, porem morro de medo de àgua.. O que posso fazer para mergulhar???

  7. Renan disse:

    Boa noite!
    Como nos casos a cima, eu nao sei nadar. Mas eu, nao consigo nem afundar a cabeça na picina de medo. Comprei um pacote de mergulho que ira durar 30 minutos. Estou com um medo inenarrável, totalmente em panico. É aconselhável eu mergulhar assim? Sera que eu consigo? Tem algum conselho? Obrigado desde ja. Estou com muito medo mesmo 😦

    • @MaurivanSB disse:

      Olá Renan, vá e converse com o instrutor. Na hora ele vai avaliar seu medo. Adianto que eh tranquilo.
      Não sei se ja experimentou, mas fazer snorkel, vai ajudar a ter confiança.
      Boa sorte e aproveite o mergulho!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s