O Canal do Panamá (24/11)

IMG_9457Minha viagem de volta ao mundo, tinha como objetivo conhecer As 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno.

Para chegar nos destinos foram necessários fazer pontos de conexão, estudava os horários para poder passar algumas horas.

Foi assim no Panamá, meu voo de retorno ao Brasil, precisei fazer uma parada de 12 horas. Como era conexão então minhas bagagens ficaram guardadas pela cia aerea, em pose da bagagem de mão fui curtir o destino.

Na saída do aeroporto, como sempre minha prioridade foi pegar um chip de alguma operadora local para ter acesso à internet (U$ 20,00 dólares, por 1GB, 3G).

IMG_9463_pqA moeda no Panamá é o dólar americano.

Na saida do aeroporto, achei uma empresa que fazia city tour para passageiros em transito, uma otima ideia e sugestão pra quem passa pelo pais.

No city tour, estava no roteiro do passeio uma parada de 2 horas no shopping, uma parada de 2 horas no Canal do Panamá, uma parada de 30 min. em um centro de artesanato e breve paradas nos principais pontos da cidade.

3

O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn).

O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal.

IMG_9501_pq  IMG_9472_pq  2  IMG_9516_pq

Está em curso um projeto de ampliação do canal do Panamá, com a construção de uma nova hidrovia, que permitirá a passagem de navios muito maiores que os atuais, serão chamados: post-panamax. Segundo o projeto o Novo Canal do Panamá será inaugurado durante as festividades dos 100 anos do primeiro canal.

O canal e a Zona do Canal em torno foram administrados pelos Estados Unidos até 1999, quando o controle foi passado ao Panamá, como previsto pelos Tratados Torrijos-Carter, assinados em 7 de setembro de 1977, nos quais o presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter cede aos pedidos de controle dos panamenhos. Os tratados previam uma passagem gradual do controle aos panamenhos, que se terminou pelo controle total do canal pelo Panamá em 31 de Dezembro de 1999.

O Panamá tem, desde então, melhorado o Canal, quebrando recordes de tráfego, financeiros e de segurança ano após ano. O Canal do Panamá foi declarado uma das sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade estado-unidense de engenheiros civis.

IMG_9530_pqIMG_9459_pq

Tirando o Canal do Panamá, não achei tantas coisas interessantes …

Além de seus comentários, caso tenha interesse em conhecer o Canal do Panamá, deixe abaixo seu contato e época do ano que pretende ir.

Aquele abraço.

 

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Internacionais, Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s