Estou em viagem e fui roubado, o que fazer?

Poucas pessoas sabem, mas logo no inicio de minha da minhas férias de novembro 2012, saindo da Itália indo para o Egito, percebi que não estava com minha carteira.

Nela estavam os cartões de crédito, visa, master, debito e pré pago, além de minha CNH.

Na hora fiquei um pouco chocado, pois estava no inicio da viagem.

A primeira e principal ação em caso de furto é manter a calma e fazer uma revisão se realmente não esta com a carteira, e verificar se não deixou algum cartão de crédito em outro lugar.

Em caso de perda/furto do passaporte, segue algumas orientações:

Perdi o passaporte. E agora? O primeiro passo é ir até a polícia local e fazer um boletim de ocorrência. Caso não seja possível, faça uma declaração de perda ou roubo no próprio consulado.

Como tiro novo passaporte? No consulado ou embaixada, apresente o boletim de ocorrência e solicite o novo passaporte. Você vai desembolsar o dobro do pagamento normal.

Quanto tempo demora para ficar pronto? A demora, em geral, depende da época em que ele é solicitado. Os meses de férias são os mais demorados.

Um seguro de viagem pode ajudar? Sim. Ou com auxílio por telefone ou com uma assistência mais completa. Neste caso, o cliente recebe um empréstimo e, quando voltar ao Brasil, pagará com acréscimo as taxas do envio.

Se precisar adiar meu retorno, terei de pagar multa à companhia aérea? A perda do documento não justifica a isenção e o custo dependerá do tipo da passagem adquirida. Se tiver bilhete mais caro, provavelmente não precisará.

O valor será cobrado em dólar? Não, será cobrada em “real Ouro”. Trata-se de um indicador monetário para formação de preços das taxas dos consulados e embaixadas.

É recomendado que se ande com uma cópia do passaporte, essa cópia é interessante que seja colorida das principais páginas e vistos. Não tem necessidade ser autenticada, pois a autenticação é válida somente para brasileiros.

No meu caso, como a perda foi somente da carteira, de primeiro momento entrei contato com a Embratel pelo número 800-172-211 ligando a partir da Itália (relação completa no link), e informei que tinha perdido a carteira e que precisava falar com a operadora do meu cartão que é o Itaú.

A atendente fez uma transferência rápida e cai direto com a atendente do Itaú, setor de roubo/furto.

IMG_8324A atendente com muita calma, me tranquilizou, fez perguntas de identificação  fez algumas verificações de ultimas compras e cancelou todos os meus cartões (crédito e débito), e pediu o endereço do meu hotel. Informou que iria enviar um cartão de emergência para meu hotel no Egito.

Achei sensacional, pois até estava pensando em cancelar minha viagem.

Para o cancelamento do cartão pré pago, precisei ligar na central da Amex. Foi tranquilo também. Para esse não pedi cartão de emergência.

Uma observação o cartão de emergência  não tem chip, o código de segurança dele não é válido. Também não é possível fazer saques com ele.

Realmente é um cartão de emergência  para passar em estabelecimentos (hotéis, restaurantes, aeroportos e outros sem uso de senha).

Não é possível usar um cartão de emergência para transações via internet, caixas eletrônicos ou dispositivos que precisam de senhas.

Pra quem estava sem nada, esse cartão já me ajudou bastante.

Infelizmente precisei de dinheiro em espécie, o Itaú também tem esse serviço. Porém resolvi usar os serviços da Western Union.

Achei sensacional, sem tanta burocracia e você consegue o dinheiro na hora em qualquer parte do mundo.

Basicamente, uma pessoa deposita o dinheiro em alguma unidade da Western Union do Brasil, informando o nome, passaporte e pais que a pessoa que irá sacar.

Eu no pais que estava precisei ir até uma unidade da Western Union, informei os dados da pessoa que fez o deposito e o código de identificação da transação. É só! Fiz o saque do valor integral em dólar. Claro que o valor tem um certo ajuste, mas na situação que estava, ter dólar e cartão de crédito me deu folego para continuar a viagem …

Caso já tenha passado por uma situação parecida, comente. Com certeza será útil pra quem esteja no desespero …

Aquele Abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Dicas de Viagens, Viagens e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Estou em viagem e fui roubado, o que fazer?

  1. Rogerio neves disse:

    Hoje (23/02/2013) entraram em nosso carro e levaram uma pequena mala com um iPad e um iPhone, as outras malas deixaram no lugar.
    Foi em frente ao RESTAURANTE OUTBACK em Miami numa praça de alimentação q não recordo o nome. MUITO CUIDADO! MIAMI ESTA D+! Um detalhe me chamou atenção… Meu carro não apresentou nenhum sinal de arrombamento (locado na locadora Dollar). Estranho… Muito estranho! :/

  2. Giselia da Silva disse:

    Estou em Firenze, aluguei um apartamento no Airbnb na Via dei Servi, numero 3 . O nome da anfitria era Monica, mas descobri que nao era a proprietaria, era a atendente de uma agencia.

    Fui para assistir ao casamento de uma amiga e levei um brinco H. Stern de ouro e um anel de ouro. Na madri
    Ugada doncasamento , depois que retornei, entraram no apartamento e roubaram minhas joias e dinheiro. Acredito que eu estava sendo observada, pois entraram somente no meu apartamento e justamentena noite em que usei as joias.

    Nao consegui fazer um comentario no Airbnb porque quando cancelei os dias restantes da viagem (mudei para um hotel, porque o local nao era seguro) a anfitria excluiu minha reserva, de forma que eu nao possa relatar o que ocorreu,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s