GoPro, a câmera do esportista.

Fotografia pra mim precisa ter sentido, um motivo, uma paisagem. Quando existe algum desses elementos eu tiro a diversas fotos. E gosto de me ver na situação, faz me lembrar o momento.

Apesar de várias atividades esportivas também não sou nenhum super atleta, pelo contrário, as vezes tenho dificuldade em algumas situações, mas apenas gosto de manter em movimento.

A câmera esportiva GoPro, tem essa finalidade.

gopro4Na verdade GoPro é uma empresa de câmeras digitais voltada para o público esportista e aventureiro de propriedade da empresa Woodman Labs. Possui a características e qualidades de câmeras profissionais sendo versátil para ser utilizada em esportes variados como surf, paraquedismo, automobilismo, montanhismo, motocross.

No ano de 2004 Nick Woodman abriu a empresa Woodman Labs e desenvolveu a GoPro após uma viagem pela Austrália e Indonésia no ano de 2002. Sua inspiração para criar a GoPro veio da frustração de não conseguir capturar fotos de qualidade da pratica de esportes radicais, como o surfe. O problema era que fotógrafos amadores não conseguiam chegar perto o suficiente pra ter os melhores ângulos nas fotos, para isso fosse possível era necessário obter equipamentos profissionais de qualidade a preços inacessíveis. Seu desejo por um sistema de câmera que pudesse capturar os ângulos profissionais inspirou o ‘GoPro’ no nome.1

gopro3Woodman inicialmente levantou dinheiro para financiar sua empresa com a venda de cintos feitos de concha do mar comprados em Bali e revendidos na Califórnia. Durante os dois primeiros anos, Woodman vendeu o primeiro sistema de câmera com filme de 35mm para amigos adeptos da prática de esportes radicais.
A câmera evoluiu, passando de filme 35mm para formato digital, onde começou a gravar 10 frames por segundo, de 3 Megapixel para sua configuração atual de lente fixa com um ângulo de 170 graus de largura em vídeo de alta definição de 1080p.

O modelo HERO3+ Black Edition, atualmente o modelo mais top do mercado, é uma câmera compacta, já acompanha uma caixa estanque que pode ir até 40 mts de profundidade, vem um controle remoto e acessórios para prender.

Essa câmera tem diversos acessórios de esportes diversos, acessórios esses que são vendidos separados.

GoPro HDWoodman, como foi pioneira ganhou rápido o mercado, hoje existem concorrentes (até nacionais) seguindo a mesma linha porem com facilidades de mais acessórios inclusos no kit, fácil usabilidade e novos recursos, juntamente com melhores preços

Esse modelo conta com a possibilidade do uso do software GoPro para iPhone e Andorid. Onde é possível ter todas as funções da câmera remotamente

gopro2

Eu, praticante de esporte e com gosto para fotos, quando fiquei sabendo desse modelo logo quis comprar, comprei a câmera mas somente 6 meses depois tive uma oportunidade de usa-la em ação. Usei para a atividade de mergulho.

Antes eu usava uma caixa estaque de uma câmera compacta convencional.

Com Dos problemas que eu tinha antes:
Minha caixa estaque foi para um modelo especifico de câmera, quando minha câmera estragou tive um grande trabalho para substituir, já que não encontrava e o conserto era mais caro que uma câmera nova.

Não que hoje eu não tenha esses problemas, mas para essa linha da GoPro existe um mercado grande de um público especifico que eu tenho mais contato.

 A outra dificuldade que eu tinha, é que a caixa estanque era muito grande ocupando muito espaço e cuidados nas viagens. Com a GoPro já não tenho esses problemas. A câmera é muito pequena

gopro8  gopro7

Até para as fotos que tiravam de mim, ficava ruim ter um trambolho grande (caixa estanque da minha câmera antiga) na mão.

Infelizmente a GoPro não é só alegria, existem pontos falhos:

– O pente de memória é especifico, obrigando a comprar.
– A bateria tem duração de aproximadamente 1 hora em uso continuo.
– Os acessórios são caros

gopro1Como gosto de mergulhar, quis comprar um acessório especifico para essa atividade. Comprei a Caixa para Pulso ….

Esse acessório deve ser muito com pra quem surfa ou pratica esqui. Para mergulho é interessante. Porém ou você registra a paisagem ou só você, já que fica fixo no punho. É possível levanta-la facilitando na visualização do que está sendo registrado, mas mesmo assim fica ruim. Eu toda hora tinha que remover do pulso para tirar uma foto mais trabalhada. Ou me registrar na paisagem.

Uma grande vantagem é o tamanho e o fato de ficar bem fixa ao punho. Não atrapalha em nada o mergulhador. E sua caixa estanque vai até 60 mts de profundidade.

Um outro acessório interessante para quem mergulha é o protetor vermelho para fotografia onde o fundo está muito azul. Esse recurso você pode colocá-lo e remover facilmente e ajuda em ambientes sem muita iluminação reduzindo um pouco a coloração azul.

DCIM101GOPRO

Não tive a oportunidade de usar para outras atividades, mas peguei a opinião do Eriston que é ciclista.

… sem dúvida nenhuma, não há nada melhor no mercado.
A qualidade de imagem e vídeo é top, e a facilidade de ajustá-la em qualquer parte da bike é outro diferencial.
É muito resistente também, emprestei pra um brother e ele tomou um capote e não aconteceu nada com a câmera, ainda filmou todo o capote.

Usei aquele outro suporte de peito, é uma boa sim, mas pra ficar melhor tem q colocar um alongador pra câmera ficar mais pra cima…

Entre os acessórios que vem com o produto estão:

– Câmera HERO3+ Black Edition
– Caixa à prova d’água até 40 m
– Wi-Fi Remote
– Cabo de carregamento do Wi-Fi Remote
– Bateria Li-ion com mais capacidade
– Fivela para Liberação Rápida
– Fivela vertical para liberação rápida
– 1 suporte curvo + 1 plano com adesivo
– Braço ajustável em três direções
– Cabo USB

http://pt.gopro.com/cameras/hd-hero3-black-edition#features

No Brasil modelo HERO3+ Black Edition sai por R$ 2.399,00, quanto nos EUA por $399.99.

Vale muito a pena ter uma câmera dessa.

Aquele abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Dicas de Viagens, Tecnologia, Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para GoPro, a câmera do esportista.

  1. renatabn disse:

    Olá,
    Também sou amante de fotografia.
    Estou a um tempo namorando esta câmera. A descobri procurando por un extensor de mão para usar em uma câmera semi profissional canon G11 que tenho, pois ia fazer uma viagem sozinha e desta forma seria melhor para me registrar também na cena. Achei a versatilidade da câmera um máximo. Comecei a pesquisar e vi fotos fantásticas feitas com ela e registros de momentos em que certamente com minha câmera convencional nao conseguiria fazer (como fotos embaixo da agua com peixinhos e nas alturas no meio de uma montanha russa).
    Enfim…. a questão que me coloca em dúvida é que não sou esportista. Um dia quem sabe eu consiga me apaixonar por algun, mas não pratico nem um sequer esporte. A ideia da camera seria para viagens mesmo, e usufruir de algumas facilidade que uma convencional não me daria. Mas diante ao preço, me pego muuuuuito em dúvida se vale a pena o custo benefício. Meu receio é de me iludir com a Gopro, por ela ser bem vista e voltada à esportistas mesmo.
    Não achei em lugar nenhum comentários sobre a Gopro que não envolvesse esportes.
    Você poderia, pleeeeease me dar um help?¿¿?… Uma opinião, uma visão, um comentário. … Será que vale a pena este investimento no meu caso????

    Obrigada

    • @MaurivanSB disse:

      Oi Renata,
      Vc pode usar ela em QUALQUER situação. Os recursos dela são limitados como o de uma câmera compacta, porém tem outros recursos que são bem interessantes, como filmar e tirar fotos ao mesmo tempo a cada tantos minutos. E outros que com certeza vc achará interessante.
      O fato de todos comentar a respeito de esportes é pq ela é muuuuuiiito pratica e portátil. Acho que vc não vai se arrepender, uma coisa bacana é que tem uma serie de acessórios para ela, eu vivo comprando para diversas necessidades.
      O único ponto de atenção é que o ângulo de visão dela é de 170 graus. As primeiras fotos vc achará um diferente, bacana, mas talvez todas suas fotos dessa forma talvez não ache tão interessante.

      • renatabn disse:

        Olá Maurivan,
        Nossa, muito obrigada.
        A propósito não sabia da função de tirar fotos enquanto filma, achei que ou era um ou outro, super interessante. Acredito que por ja ter uma câmera boa ela vai me adicionar de uma forma que talvez eu nem sentirei suas limitações.
        Obrigada, 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s