A computação nas nuvens tem como objetivo principal disponibilizar ao usuário inúmeras ferramentas essenciais para as tarefas do dia, visando sempre a inutilização de servidores e plataformas físicas ao usuário final. Com essa ideia, podemos destacar vantagens segundo Sttefen (2011) como:
- Redução de Custos: uma vez que, a empresa contratante do serviço se preocupara apenas com a utilização de forma adequada das plataformas e serviços escolhidos, não dependendo mais de servidores físicos alocados dentro da própria empresa, nem de licença de software para utilização em suas tarefas, a redução de custo é enorme podendo chegar até a 80% a menos de gastos com compras e manutenção destes equipamentos (esta que fica por conta da contratada).
- Facilidade no Acesso das Informações: A cloud nos possibilita de acessar as informações de qualquer lugar do mundo a qualquer o horário, bastando apenas ter um acesso à internet. Com isso não é necessário configurar acessos remotos em servidores e nem se preocupar se estará disponível o acesso ou não, basta se logar na plataforma e as informações estarão ali.
- Portabilidade: A computação nas nuvens possibilita o acesso às informações de dispositivos com computadores, tablets, smartphones sem que seja preciso se preocupar com a segurança e integridade dos dados. Isto se dá porque a estrutura e criptografia da nuvem é a mesma para todas as plataformas.
- Backup dos Dados: digamos que o colaborador está trabalhando em seu terminal e de repente o HD corrompa, antes isso era um problema, pois cada minuto utilizado na manutenção do mesmo era o mesmo de um funcionário parado, mas hoje isso não acontece mais, bastando apenas trocar de terminal e as informações estão do mesmo modo que deveriam, agilizando o processo e sem pausa na produção.
- Agilidade nos Processos: antes da computação nas nuvens caso alguma informação deve-se ser disponibilizada a outro setor da empresa o responsável pela rede teria de disponibilizar a informação em um servidor, além de que configurar o acesso a esta informação de ambas as máquinas, com isso engessava o processo. Atualmente isso não ocorre mais, pois toda informação está armazenada na nuvem bastando apenas os reais interessados pela informação ter acesso e permissão para realizar a tarefa.
- Custo da Nuvem: Como já foi dito, o custo para utilização de um serviço/plataforma na nuvem geralmente é pago por utilização, ou seja, pagará somente referente à quantia utilizada do serviço tornando assim o investimento altamente lucrativo. Um bom exemplo disso é quando empresas adquirem servidores potentes para suprir suas demandas, mas acabam utilizando-o em uma pequena parte do dia, ficando o resto do dia ocioso. Com os serviços em nuvem esse tempo ocioso não é cobrado tendo assim uma significativa baixa no custo de utilização, além de que a empresa contratante não precisa se preocupar com tempo de serviço e horas de funcionamento do servidor.
Estas são as principais vantagens trazidas pela computação nas nuvens, porém não são as únicas tendo em vista que a cloud é altamente adaptável ao tipo de empresa.

