16 – Shark diving – O Mergulho Com Tubarōes

A idéia de mergulhar já assusta algumas pessoas, mergulhar com tubarões assusta ate os profissionais de Mergulho.

Algumas empresas pelo mundo podem oferecer esse “sonho” com segurança.

Tubarão Lixa – Fernando de Noronha

Histórico
O tubarão ganhou a fama de ser o animal marinho mais violento e sanguinário. Sendo que existem espécies “realmente” mais perigosas.

O mito sobre os tubarões começou no inicio do século, quando os desbravadores pescadores saiam e permaneciam vários dias em alto mar.

Monstros do Mar

Quando voltavam sempre abastecidos com muitos peixes e historias. Cobravam muito caro pelos peixes alegando o que tinham enfrentado para conseguir trazer esses peixes. Diziam existiam monstros marinhos, bestas assustadoras.

Para provar que era real algumas vezes entre os peixes pescados vinham tubarões que usavam para fortalecer essa historias.

Esses boatos rodaram o mundo, fizeram filmes e alguns relatos fizeram dos tubarões um desses monstros.

Os tubarões assustam devido sua aparência, alguns com a boca fechada é possível ver os dentes, que podem chegar a aproximadamente 300 dentes serrilhados, esses dentes são sempre renovados, por isso da para ver os dentes para fora da boca.

Os tubarões não tem uma boa visão, alguns cientistas acreditam que sejam míopes. Ao atacar fecham os olhos para que não sejam atingidos. Mas em compensação o olfato é muito bem apurado, uma gota de sangue no mar é percebida a 300 mts de distância.

Alimentação
Vária bastante de espécie, o tubarão baleia é o maior tubarão chegando a 12 mts, é inofensivo e muito dócil, alimenta-se filtrando os plânctons da água do mar, o tubarão branco e tubarão tigre, os mais agressivos, se alimentam de quase tudo, para a maioria dos tubarões em sua dieta estão peixes e tartarugas que facilmente são encontrados onde a onda quebra, onde também ficam os surfistas.

Tubarão de Recife – Nassau/Bahamas

Ataques
Os ataques de tubarões são bem raros e geralmente os casos em que aparece são mordidasem surfistas. Isso por que um surfista olhando de baixo parece com uma tartaruga.  Um tubarão com a visão que não é muito boa mais as bolhas das ondas para confundir, são fatores que fazem um tubarão achar que um surfista é uma tartaruga. O tubarão morde, sente que não faz parte de sua dieta e solta.

Gostam de águas quentes, sendo muito comuns na linha do Equador, nordeste do Brasil, mar do caribe entre outros pontos.

O Mergulho
Entre as empresas que oferece o prazer de mergulhar com tubarões estão a Freeway Diving e a Stuart Cove.

Nas férias de outubro de 2010, fui para Nassau nas Bahamas, meu objetivo era o shark dive. A Stuart Cove fornece o mergulho com tubarões, todos os dias somente na parte da tarde. Caso se interesse e esteja por lá, converse na recepção de seu hotel ou em alguns dos pontos de informações pela cidade.

Arena Shark – Nassau/Bahamas

Quanto Custa?
O mergulho sai em média 130,00 dólares para credenciados, mais 40,00 dolares do aluguel de equipamentos. Para quem não é credenciado e gostaria de fazer um batismo com tubarões, também é possível, porém os valores são mais altos:
Valor do Mergulho=U$130,00, Aluguel dos equipamentos=U$40,00, Instrutor=U$130,00, Instruções de batismo=U$150,00

Mergulho – Nassau/Bahamas

A saída é dividida em dois mergulhos, o primeiro é panorâmico só para se adaptar com a presença de alguns tubarões. Cada mergulho em media duram 40 min.

O segundo mergulho é qd alimentam os tubarões. Primeiro é formado um circulo entre os participantes e logo em seguida desde a comida. Os sentidos aguçados dos tubarões fazem chegar aproximadamente 30 tubarões que ficam em volta do grupo.

Logo no início medo cresce devido quantidade de tubarões, alguns chegam a bater as nadadeiras em você. Mas com o tempo você percebe como é controlada a situação.

Alimentando Tubarões – Nassau/Bahamas

O alimentador fica no centro que cuidadosamente e com habilidade retira os pedaços de carnes e alimenta os tubarões. Essa pessoa além do equipamento scuba usa uma roupa de proteção.

Uma segunda pessoa é responsável pela filmagem, que também usa uma roupa especial e filma cada participante e o show da alimentação dos tubarões.

Também tem uma terceira pessoa que e responsável por tirar fotos.

Antes de acabar toda a comida, o alimentador se distância do grupo atraindo a todos os tubarões. Assim saem todos os tubarões o grupo fica à vontade para que possam procurar algum dente de tubarão que possa ter caído durante a alimentação. Após isso e retornar ao barco com segurança.

Só depois que todos já estão no barco em segurança que o alimentador retorna.

Uma experiência única que vale muito a pena, mas você deve ter calma e confiança na equipe.

Espero ter esclarecido/encorajados a experimentar essa emoção.

Numero 16
Local Shark Arena / Bahamas
Data 25/10/2010
Hora Inicio 15:00
Hora Fim 15:30
Tempo Fundo 00:30
Objetivo Alimentar os tubarões
Pressão Inicio 300
Pressão Retorno 210
Lastro 8
Temperatura 25
Condição Tempo Sol
Visibilidade 10
Profundidade 15
Acesso Barco
Dupla Eriston
Certificação dupla
Tipo Tarde
Gas Normal
Agua / Ponto Mar
Comentáriosstuart.png Ótimo mergulho, muito medo. Temos o filme do mergulho, mas as fotos foram perdidas devido à problemas no servidor da empresa …

Além de seus comentários , caso tenha interesse ou viagem programada para Bahamas, deixe abaixo seu contato e época do ano que pretende ir.

Aquele abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Antes de Morrer, Concluído!!!, LogBook, Mergulho e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para 16 – Shark diving – O Mergulho Com Tubarōes

  1. Cara, simplesmente fantástico! Fantástico …

  2. Jhennyfer Caldas disse:

    Meu sonho >< FANTASTICO MESMO !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s