Infraestrutura Cloud

Quando fala-se em Cloud Computing logo se pensa em armazenamento de informações sem a necessidade de um servidor físico. Em partes isto está correto, porém, somente para o usuário final.

Um bom exemplo disso se faz através de um simples acessa ao webmail, onde temos uma gama enorme de equipamentos necessários para realizar esta tarefa, sem contar em disponibilizar o serviço 100% do tempo. Ou seja, quando acessamos o webmail, estamos acessando informações armazenadas em datacenters poderosos de última geração muitas das vezes até mesmo em outros países. Para que isso seja possível, a Cloud possui uma infraestrutura planejada e desenvolvida para que este serviço esteja sempre disponível, em qualquer situação, dentre elas localização dos datacenters, tipos de equipamentos utilizados, formas de conexão, armazenamento e distribuição das informações contidas, formas de acesso a estas informações entre outros meios.

Tudo isso fica por conta da empresa que disponibilizara o serviço ao consumidor, desde a criação implantação e manutenção destes datacenters, onde o usuário final somente se encarrega de contratar e utilizar de forma adequada o serviço.

Figura 7: Infraestrutura do Cloud

Fonte: TIESPECIALISTA (2016)

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Cloud, Tecnologia e marcado , , . Guardar link permanente.