A Maravilha do Mundo Machu Picchu / Peru

O significado de Machu Picchu na antiga língua Quíchua é “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas”, é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV.

Para conhecer Machu Picchu, você tem três opções:

Primeira – A partir da cidade de Cusco a viagem de trem leva três a quatro horas, até chegar ao povoado de Águas Calientes. Neste local há micro-ônibus frequentes, que levam cerca de 30 minutos para chegar a Machu Picchu, pela rodovia Hiram Bingham (que sobe a encosta do cerro Machu Picchu desde a estação ferroviária “Puente Ruinas”. (Melhor Opção, mas precisa confirmar o trem com antecedência).

Segunda – Seguindo o Caminho Inca em uma caminhada de quatro dias e chegar a Machu Picchu pela “porta do Sol”. Para isso é necessário tomar o trem até o km 82 da ferrovia Cusco – Águas Calientes, de onde parte o caminho a pé. Pode-se realizar a trilha completa, caminhando os 45 quilômetros em quatro dias com pernoites nos acampamentos com infra-estrutura, ou fazer a trilha curta, que pode ser realizada de duas maneiras: em dois dias, com pernoite no alojamento próximo às ruínas de Wina Wayna, chegando à Porta do Sol pela manhã ou caminhar os 12 quilômetros num único dia, chegando em Machu Picchu no final da tarde.

Terceira – A partir da cidade de Cusco, fazer o passeio do Vale Sagrado dos Incas até Ollantaytambo e aí tomar o trem até Águas Calientes e daí em micro-ônibus. (Na época fiz esse, pois não fiz nenhum agendamento).

Entre os passeios:
Machu Picchu: Ruínas de Machu Picchu e o Wayna Picchu (limitado a 400 pessoas por dia).
Cidade de Águas Calientes: Águas termais de Águas Calientes, Compras de artigos de prata e lan.

Valores:
Trem: U$ 120,00 Dólares (ida e volta – Sempre comprar a volta também, pois a procura é grande).
Entrada no Santuário: U$ 20,00 Dólares
Valos do Ônibus: $ 10 Nuevo Sol (6,00)
Média de albergue: U$ 15,00 Dólares


Dinheiro:
A moeda do Peru e o Nuevo Sol o valor em reais seria como:
1,00 nuevo sol = 0,60 centavos de real. As coisas são muuuito baratas lá.
Mas a dica é você levar a carteirinha internacional de estudante. É um documento válido e dá desconto de 50% em muitos lugares no Peru, inclusive para ir para Machu Picchu.

Vivência
Na época que fui devido à grande procura não tinha mais passagens de Cuzco- Águas Calientes. Uma alternativa seria ir até a cidade de Ollantaytambo de onde também parte o trem para Machu Picchu, o valor do trem é o mesmo. O valor de taxi até essa cidade foi de $30,00 Nuevo Sol (16,00 reais) por pessoa e tendo 2h30min. O taxi partiu com mais quatro pessoas.

Chegando à estação de trem, espere o horário exato de seu trem. Quando fui teve dois trens que saíram com pouca diferença de horários.

Na cidade de Águas Calientes existe um centro comercial onde comida e bebidas são bem caras.

Para subir até as ruínas não é necessário ter um guia, caso alguém pergunte diga que você esta atrasado, que seu grupo já deve ter ido.

O guia vai passa informações históricas, pontos específicos, cultura e vegetação. Vale à pena contratar um guia.

Em minha opinião o que mais impressiona é que durante a explicação do guia, com toda aquela nevoa, e de repente no meio da nevoa o Wayna Picchu aparece.

A explicação do guia leva aproximadamente 3 horas. Após isso ficamos com o tempo livre para passear entre as ruínas ou aventurar a subir a outra montanha.

Quando fui, poucas pessoas tiveram interesse de subir o Wayna Picchu, não precisei chegar de madrugada para colocar meu nome na lista de interessados a subir. Apenas tive que cumprir o horário do grupo e seria bom respeitar o horário de retorno, mas lá em cima não tem um controle.

O risco é a nevoa descer e as escalarias que são pura lama, ficar mais escorregadias.

Tanto Wayna Picchu quanto Machu Picchu, são lugares mágicos um dia dá a impressão de ser pouco para curtir o local.

Na cidade de Águas Calientes existe as águas termais e um centro de venda de artigos de pratas e lan também têm algumas trilhas, compensa ficar um dia na cidade.

Caso você também faça o mesmo trajeto que fiz Ollantaytambo- Águas Calientes. Não esqueça de agendar com o taxista para o retorno e valor, pois na chegada de volta de Machu Picchu, muitas pessoas ficam atrás de taxi.


Espero que aproveitem essas dicas, caso de duvidas pode entrar em contato.

Além de seus comentários , caso tenha interesse ou viagem programada para Peru, deixe abaixo seu contato e época do ano que pretende ir.

Aquele Abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Antes de Morrer, Concluído!!!, Internacionais, Viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Maravilha do Mundo Machu Picchu / Peru

  1. magali disse:

    adorei lindo!! muito show

  2. leticia disse:

    oi achei muito maneiro o seu blog espero q tenha muito mais aventuras suas eu nao sabia q machu picchu era um tipo de uma cidade perdida adorei ficar sabemdo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s