A Estátua da Liberdade – EUA

A Estátua da Liberdade, cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo, é um monumento inaugurado em 28 de outubro de 1886, construído na ilha da liberdade na entrada do Porto de Nova Iorque.

Para se ter acesso o turista pode paga o valor de U$12,00, com direito a pegar a ferry novamente e ir até Ellis Island visitar o Museu de Imigrantes.

Também é possível subir até a coroa, porém é necessário fazer um agendamento prévio de pelo menos 15 dias de antecedência. Para o agendamento e compra dos ticket você pode acessar o site:
http://www.statuecruises.com/ferry-service/welcome.aspx

Mais informações também pelo site: http://www.nps.gov/stli/planyourvisit/index.htm
20130123-120150.jpg

O ticket também poderá ser adquirido nos pontos de onde parte os onibus de city tour (passam por toda parte a cada 15 min. e tem uma pessoa da empresa em cada parada). Ou comprar na Broadway os preços mais em conta!

Curiosidades:
Muita gente pensa que a Estátua da Liberdade carrega um livro. Na verdade, ela carrega uma tábua na qual está escrito o Dia da Independência dos Estados Unidos em algarismo romano: JULY IV MDCCLXXVI (4 de Julho de 1776).

Historia:
O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, que baseou-se no Colosso de Rodes para edificá-la. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo engenheiro da Torre Eiffel.

Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto – a tocha, a tabua em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo. Isto, talvez, não era uma grande surpresa, visto ele ser maçom.

A estátua, que tem altura total 92,9m, sendo 46,9m correspondendo à altura da base e 46m à altura da estátua propriamente dita, foi um presente dado por Napoleão III, como uma forma de premiação aos Estados Unidos, após uma vitória em batalha travada contra a Inglaterra.

Inicialmente os visitantes podiam subir por escadas até a tocha da estátua, entretanto em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, houve um ato de sabotagem coordenado pelo governo alemão que danificou a tocha e um pedaço do vestido da estátua. Após o episódio, que ficou conhecido como “explosão Black Tom”, não foi mais permitida a visitação da tocha.

Depois do atentado terrorista contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, que resultou no desabamento das torres gêmeas, a subida à coroa foi proibida, por motivos de segurança. Porém, a 4 de julho de 2009, a visitação da coroa foi reaberta, depois de 8 anos fechada ao público. Atualmente esta fechada devido ao furacão Sandy.

Ocultas Réplicas oficiais

A cidade de Paris também possui três monumentos semelhantes a Estátua da Liberdade. O maior deles fica na extremidade da Île des Cygnes, na altura da Ponte de Grenelle e está voltada para oeste, em direção à estátua original em Nova York. Essa réplica de 11,5m e 14 toneladas foi doada à cidade em 1885 e inaugurada em 15 de novembro de 1889 na presença de seu criador, o escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi.

A segunda réplica está dentro dos Jardin du Luxembourg, e foi um presente de Bartholdi ao Musée de Luxembourg em 1900 – a estátua foi instalada definitivamente nos jardins seis anos mais tarde. Essa estátua é feita em bronze e serviu como modelo para a construção da estátua de Nova York. Ela segura uma tábua com a inscrição “15 de novembro 1889” – referenciando a data de inauguração da réplica da Île des Cygnes.

Réplicas Brasileiras

Réplica no Rio de Janeiro
A Estátua da Liberdade que existe na Praça Miami, Bangu, Rio de Janeiro, foi feita por Frédéric Auguste Bartholdi em 1899.

Réplica em Alagoas
A réplica que hoje está no Museu da Imagem e Som de Alagoas, teria sido feita pela Fundação Val d’Osne na virada do Século XIX para o Século XX e chegou em Alagoas em 1904.

Réplica em Santa Catarina
Uma réplica da estátua da Liberdade medindo 57 metros de altura está localizada às margens da rodovia BR-101, na cidade catarinense de Barra Velha.
Na base dessa réplica está instalada uma loja de departamentos, a qual foi a responsável pela construção da estátua. Apesar do proprietário manter outras réplicas em outras lojas de sua rede, o monumento localizado na cidade de Barra Velha chama atenção por se tratar da maior estátua existente em território brasileiro, superando inclusive a altura do Cristo Redentor.

Além de seus comentários, caso tenha interesse em conhecer a Estatua da Liberdade, deixe abaixo seu contato e época do ano que pretende ir.

Aquele abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Internacionais, Viagens e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s