12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo.

O voo é sempre uma situação um pouco estressante, até mesmo para aqueles que não têm medo de voar. Ainda assim, é preciso rever tudo antes, se certificar que as malas estejam arrumadas corretamente e chegar cedo no aeroporto para passar por todos os “procedimentos” prévios antes do voo. E são tantos que até os viajantes mais frequentes ainda podem se confundir.

1. Guardar os documentos em uma bolsinha pequena

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Alguns viajantes colocam dinheiro e documentos em uma bolsa muito pequena, para que tudo de importância esteja à mão. Mas quanto mais unidades de bagagem e malas de mão que leve consigo, mais difícil será de mantê-los sobre controle. Uma bolsa pequena e discreta pode ser mais fácil de ser esquecida no banco do ônibus ou no restaurante do aeroporto. O passaporte é melhor deixar no bolso da calça que sempre vai estar com você, já o dinheiro é melhor separar em quantidades menores e deixar em lugares diferentes.

2. Não planejar com antecedência como chegar no aeroporto

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Se for de metrô ou de ônibus para o aeroporto, não esqueça de ver o trânsito do dia e quanto tempo vai levar para chegar. Seu voo pode ser durante a madrugada e, por isso, não vai adiantar esperar o ônibus, podendo, assim, acabar perdendo o voo. Por outro lado, algumas empresas de transporte de algumas cidades oferecem expressos que levam para o aeroporto, inclusive durante a noite. Por isso, se você não estiver com uma mala muito pesada e não morar longe do ponto de ônibus, os gastos com táxi serão desnecessários.

3. Calcular o tempo errado

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Como regra padrão, você deve chegar no aeroporto 2-3 horas antes do voo. No entanto, às vezes, este tempo é excessivo e tem de ser passado em momentos de evidente tédio. Por outro lado, para quem gosta de fazer tudo na última hora, há o risco de se atrasar.

Se tiver problemas com administração de tempo, dê uma olhada nos aplicativos de organização de voo. Esse tipo de auxílio pode informar também quando abrirá o embarque. Chegue no aeroporto, pelo menos, 1h30 antes do embarque e vai conseguir fazer tudo à tempo se fizer seu check-in com antecedência.

4. Não fazer o check-in online

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

O serviço de check-in online é oferecido por muitas companhias aéreas visto que é mais lucrativo para eles usarem menos funcionários. Por isso, as transportadoras não só incentivam os passageiros que confirmam seus lugares com antecedência, mas também, por vezes, “punem” passageiros por não fazerem o check-in online. Isso é mais comum em voos lowcost. Um exemplo disso é a empresa Wizzair, que cobra uma taxa de 30 euros caso você faça o check-in no aeroporto, e a empresa Pobeda, que “pede” um valor de 25 euros para voos internacionais.

5. Decidir passar a noite no aeroporto

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Isso é o pior que pode passar pela cabeça de um turista. Na maioria dos aeroportos não tem lugares confortáveis para dormir, somente em assentos bem duros e com braços não retrateis. É irrealista tentar descansar e relaxar completamente em tais condições, ainda mais sabendo que o dia seguinte não será produtivo. Você vai, certamente, tirar o dia para descansar e relaxar decentemente.

Se não gostar da perspectiva de ter que dormir em cima da sua mala, tente ver antecipadamente os horários de funcionamento das salas executivas e o custo dessa visita. Por vezes, o custo da visita à essas salas não passa do valor de um almoço e, pelo menos assim, você vai passar o tempo de forma confortável.

6. Pagar pelo excesso de bagagem

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

É aconselhável pesar sua mala antes de sair para saber o peso exato, caso contrário, você terá que fazer uma escolha: pagar pelo excesso de peso ou se reorganizar e colocar certas coisas na mala de mão no último minuto.

Se não puder pesar a mala antes, você precisará fazer isso no aeroporto. Os aeroportos disponibilizam balanças que, por certas vezes, são serviços pagos e nem sempre custam barato. Ao mesmo tempo, não esqueça que qualquer passageiro pode ir à bancada do check-in e pesar sua mala lá e, assim, você não paga nenhum centavo.

7. Envolver a mala com plástico

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Gastar dinheiro para envolver mala em plástico, muitas vezes, faz com que sua mala fique mais pesada e passe do limite de peso. Além disso, pode dificultar o acesso caso tenha esquecido algo dentro. Nesse caso, você precisaria rasgar toda a proteção, jogando seu dinheiro no lixo. Se estiver preocupado com a segurança de seus pertences, é melhor escolher malas que tenham cadeado.

Para quem estiver preocupado em manter as malas limpas, existem sacolas especiais para envolver a mala que não adicionam muito peso. Mesmo assim, muitos não acham elas práticas. Às vezes, não dá para usá-las depois do primeiro voo e o investimento acaba por não valer a pena. Parece que a melhor solução são malas com materiais resistentes à lavagem.

8. Ficar aglomerado nas primeiras duas filas da inspeção

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Normalmente as filas são formadas de tal forma que nas primeiras duas cabines sempre está lotado. Tente ir mais à frente e vai notar que as filas estarão bem menores.

Mais um equívoco que cometem frequentemente na inspeção é referente à aparelhos e acessórios. Muitas vezes tais itens são colocados no fundo da bandeja e, por cima, os casacos e moletons. Se fizer isso, correrá o risco de esquecer os itens depois de pegar seu casaco. Para coisas pequenas é melhor pegar uma bandeja separada.

9. Esquecer da regra dos líquidos em bagagens de mão

É claro que viajantes assíduos sabem muito bem que em bagagens de mão você pode levar líquidos de no máximo 100 ml. Apesar disso, problemas do tipo não pararam de acontecer. Ou esquecem de tirar o xampu de 500 ml da mala de mão, ou não leram as regras direito e acham que pé permitido colocar um pouco de líquido em embalagens maiores do que 100 ml. Como resultado, a fila inteira fica esperando o passageiro resolver essas questões.

Para bagagens de mão, passageiros podem levar frascos com um volume máximo de 100 ml, e a soma de todos os frascos não pode ultrapassar 1 litro. Além disso, todos devem ser colocados em sacolas plásticas pequenas e especiais para isso. No mais, alguns aeroportos inventaram regras quase inacreditáveis. Por exemplo, em Varsóvia, o passageiro é forçado a colocar até produtos cosméticos nos sacos transparentes, e isso inclui: cremes, delineador, rímel e lápis de olho.

10. Relaxar depois de passar a inspeção

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Você talvez seja tomado por uma sensação de alívio de que a burocracia com bagagem, inspeção e controle do passaporte já estão no passado. No entanto, isso não é motivo para se perder nas compras no Duty Free. Aliás, em muitos aeroportos, como em Milão ou em Tessalônica, por exemplo, essas lojas ficam localizadas antes mesmo do controle do passaporte. Nesses casos, o risco de perder a hora e, consequentemente, o voo, é ainda maior.

A melhor tática é encontrar seu portão de embarque primeiro e ir até lá. No monitor, ao lado do portão, deve estar indicado seu lugar de destino. E, mesmo depois de encontrar o portão de embarque, pare de surfar na internet para verificar o monitor. O local de embarque pode mudar rapidamente e você pode, facilmente, não chegar a tempo no novo local se vir a notificação no último minuto.

11. Comer comidas que não esteja acostumado antes do voo

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Estar fora do país é um atrativo para provar a cozinha local. Porém, escolher o exótico na véspera do voo não é uma boa ideia. Não é possível adivinhar como seu organismo vai reagir à pratos que não esteja acostumado. Problemas de estômago podem não só estragar sua viagem, mas também causar graves consequências à sua saúde se a intoxicação for causada por agentes patogênicos realmente perigosos.

12. Entrar em pânico

12 coisas que não vale a pena fazer antes do voo (Spoiler: não envolva sua mala com plástico)

Mesmo que algo não tenha saído como o esperado, como, por exemplo, se seu voo for adiado ou cancelado, ou você ter se perdido ou esquecido algum documento. Entrar em pânico só vai piorar a situação. Você precisar respirar fundo e falar com o representate da companhia aerea ou do aeroporto. Eles vão explicar o que deve ser feito dependendo da situação.

Bônus: se seu voo estiver atrasado

Para empresas brasileiras, se você perder sua conexão por atraso do voo, você tem direitos, de acordo com os direitos do passageiro a ser compensado pela companhia aérea. É obrigação da companhia realocar o passageiro em outro voo ou compensá-lo financeiramente (se o atraso de voo for superior a 4 horas).

Companhias europeias podem providenciar hotel caso seu voo seja adiado para o dia seguinte. Se o voo estiver atrasado, em certos casos, você pode até devolver o bilhete mesmo caso a tarifa não tenha direito à devolução. Você também pode ter direito à compensação se o voo for atrasado por mais de 3 horas. O valor da compensação depende do trajeto feito.

Espero que essas informações tenham sido úteis e ajudem a evitar situações indesejadas no aeroporto.

Fonte: Incrivel.club

Aquele abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Dicas de Viagens, Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s