Futuro do Cloud Computing

Com a disseminação da ideia de cloud computing, está havendo um aumento de usuários e empresas que estão optando por esta tecnologia. Com isso, essa nova forma de compartilhar dados tende a crescer à medida com que gestores de empresas percebem uma possibilidade de aumentar os lucros das empresas diminuindo gastos, ao mesmo tempo contribuindo com o meio ambiente, uma vez que a redução da poluição mundial tem se tornado um grande fator a ser analisado em uma tomada de decisão. Sendo assim, empresas que resistirem a essas mudanças enfrentaram problemas em relação a seus concorrentes que utilizam a nuvem, dentre eles preço em produtos e agilidade no atendimento a seus clientes.

Segundo Computerword (2015), algumas mudanças já são visíveis como: 

  • Crescimento do conceito de Cloud Foundry: basicamente, se resume em criação de nuvem em padrões abertos (open source), onde cada interessado no projeto auxilia na sua criação, criando assim uma rede de desenvolvedores de um único projeto.
  • Criação de nuvens específicas para cada segmento: atualmente a nuvem é desenvolvida com características padrões a fim de auxiliar e otimizar processos em empresas no geral, indiferente do seu segmento, porém as empresas não são todas iguais e cada uma possui suas necessidades, com isso surge à ideia de criação de nuvens especificas para cada segmento, buscando abranger o maior número de necessidades de cada setor.

Integração de ferramentas analíticas com a nuvem: como a maioria das empresas possuem ferramentas de BI nas quais auxiliam a definir estratégias de negócios, a integração destas ferramentas com a nuvem é imprescindível, e com a facilidade no armazenamento e compartilhamento das informações, juntamente com estas ferramentas, a tomada de decisões se torna altamente confiáveis.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Cloud, Tecnologia e marcado . Guardar link permanente.