A Nuvem (Cloud)

Com o passar do tempo e a busca constante das empresas por baratear seus custos à ideia de Cloud Computing se torna muito mais do que uma ferramenta de compartilhamento de recursos, tornando-se assim uma ótima opção para aumentar o custo benefício dos processos e funções desempenhadas além de ser um grande potencial competitivo em relação aos concorrentes.

Isso é possível através da contratação de planos e serviços especializados sem que haja a necessidades de aquisição de poderosos hardwares e até mesmo grandes equipes para manter o bom funcionamento dos mesmos (estes que fica por conta da empresa contratada), uma vez que os maiores gastos das organizações são em compras e manutenção dos equipamentos.

Além disso, a cloud traz diversos outros benefícios podendo ser citado à facilidade no acesso às informações, uma vez que para realizar tal tarefa basta apenas ter um dispositivo conectado com a internet, e também a agilidade nos processos, onde a informação está disponível o tempo todo, para todos os reais interessados de qualquer lugar do mundo sem que haja a necessidade de outras formas de compartilhamento.

Em relação às desvantagens apresentadas, devemos levar em conta que limitações sempre existirão e somente através da exploração e utilização dos mesmos que estas limitações podem ser solucionadas, porém há maneiras de seguir para minimizar as desvantagens, geralmente relacionado à segurança e utilização dos serviços. É bom ressaltar que os investimentos para solucionar tais desvantagens são grandes, fazendo com que a cada dia que passa essas desvantagens se tornem menores.

Outro ponto que deve ser analisado é a segurança na nuvem, questão essa que é a mais discutida quando se fala em serviços em cloud. Para isso, deve-se ter cuidado com provedores de serviços, definir limitações a usuários, definir métricas de realização de backup das informações armazenadas, além de ter muito cuidado ao contratar serviços armazenados em servidores internacionais, onde as leis podem ser diferentes e até mesmo não existir leis para cibercrimes e é claro tudo isso relacionado em um contrato de serviço. 

Com isso, uma vez que já observado todas essas informações às empresas devem analisar as diversas opções de serviços e tipos de nuvem existentes (privada, híbrida ou publica) a fim de encontrar a melhor que se adeque a empresa, levando em consideração o segmento da empresa e suas demandas, tendo em vista que a escolha errada de um serviço/nuvem pode diminuir as vantagens e com isso seu custo/benefício.

Sendo assim, a disseminação da tecnologia denominada cloud computing está aumentando, e com isso empresas tem se tornado cada vez mais aderentes a esta ideia, uma vez que evidenciado que após uma análise minuciosa de diversos fatores, juntamente com uma implantação de forma correta, esta pode alavancar a empresa em diversos fatores, tornando-se assim uma tecnologia rentável e autossustentável.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Cloud, Tecnologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s