Taj Mahal – Agra – Índia (11/11)

06-India-00004A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam. Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

A palavra “Taj” vem do persa, e significa “Coroa”,  e “Mahal” é um diminutivo de Mumtaz Mahal (A joia do palácio), como o imperador chamava sua amada. Taj Mahal, então, refere-se à “coroa de Mahal”, a amada esposa de Shah Jahan.

Foram 20 anos de construção. Apos finalizado, conta-se que o imperador mandou cortar as mão de todos que ajudaram na obra, isso para que fosse possível reproduzir.

O imperador ia construir outro monumento todo em pedra preta,  espelho do já existente, mas seu filho com medo do pai acabar com toda fortuna da família mandou prender o pai, até sua morte.
06-India-00008
Hoje o corpo do imperador esta sepultado ao lado de esposa dentro do Taj Mahal.

O Taj Mahal fica na cidade de Agra na Índia, o aeroporto internacional mais próximo fica a 400 km na cidade de New Delhi, capital da Índia.

O país é muito pobre, sua moeda é muito fraca, então sempre que aparece turista, sempre tentam negociar com valores altos. A dica é pechinchar. Não aceite produto/serviço com pelo menos metade do que foi pedido inicialmente.

10,00 rupias, equivalem a 0,20 centavos de dólar (0,40).

A dica para se ter noção do valor da moeda é dividir por 50 para ter o valor em dólar e dividir por 25 para ter o valor em reais.

Exemplo:
500 rupias (muito dinheiro)
500 / 50 = 10,00 dólares
500 / 25 = 20,00 reais.

Para chegar a Agra o meio de transporte melhor custo/beneficio é de trem, leva 2 horas. Por um custo baixo (vá de primeira classe!).
06-India-00010 06-India-00014
Você também pode ir de avião que leva 15 min. Mas é mais caro.

Ou de carro que leva 4 horas de viagem.

Quando fui não tinha muitas informações sobre os horários dos trens e eu não tinha muito tempo para ficar perdido. Então optei pelo serviço oferecido por um dos estande (Hotels) do aeroporto de Delhi.

Com eles fechei duas diárias em um o hotel cinco estrelas, transporte com carro com ar condicionado para ir e voltar, mais o city tour e todo os serviços com o taxi. Por tudo isso paguei 150,00 dólares.

Mesmo assim paguei caro, se eu tivesse mais tempo na cidade iria de trem e eu mesmo escolheria o hotel.

Para entrar no Taj Mahal, quem é estrangeiro paga uma taxa de $750,00 rupias (U$15,00).

Para os nativos a taxa é de $50,00 rupias.
06-India-00016 06-India-00019
Guarde seu ingresso, pois ele te da direito a alguns benefícios,
como agua e meias para colocar por cima dos sapatos, já que não pode entrar calçado dentro do Taj Mahal.

Sinceramente não acho que vale a pena o serviço do guia. Tem muita gente querendo tirar proveito do turista, e dependendo do guia ele não te ajuda.

Durante a semana é o melhor dia para se conhecer o Taj Mahal, não tem tanta gente, já que os nativos estão trabalhando.

Com o ingresso de estrangeiro você pode entrar na fila menor (especial).

Os melhores horários para se tirar fotos do Taj Mahal é ao nascer no e no por do sol, pois fica com uma  cor purpura. O problema é enfrentar a fila de pessoas com esse mesmo objetivo.

No sol das 11h00min durante a semana, você conseguirá uma foto igual a essa com poucas pessoas atrapalhando.

06-India-00017
Por ser uma mesquita, não abre em dias de sexta feira.

Além do Taj Mahal, na cidade tem o Forte Agra, construído para proteger a cidade e o Mausoléu. A entrada custa $300,00 rupias (U$ 6,00).

Além disso, na cidade existe lojas de artesões que vendem pedras preciosas, tapetes, e outras artes feitas à mão.  Caso se interesse, negocie bem, pois o valor geralmente esta muuito acima do que pedem inicialmente …

Tirando o Taj Mahal e o Forte Agra, não achei mais nada interessante para fazer, passei somente um dia em Agra e resolvi voltar para Delhi. Na saída se Agra para o aeroporto o carro furou os 2 pneus da frente, eu estava tranquilo, pois meu voo era de madrugada. Tinha muuito tempo pela frente.
06-India-00021 06-India-00020
O problema é que deixei de conhecer a cidade de Delhi, mas pelo que pesquisei não perdi lá grande coisa …

A Índia é um lugar com muitos destinos interessantes, mas ficam dispersos no pais. Eu optei por conhecer aos poucos. Nessa viagem conheci a cidade de Agra.

Uma coisa que eu sempre tento fazer em mochilões é pegar voos a noite/madrugada, pois assim não gasto com hospedagem.

Além de seus comentários, caso tenha interesse em conhecer a Índia ou ao Taj Mahal, deixe abaixo seu contato e época do ano que pretende ir.

Aquele abraço.

Sobre @MaurivanSB

Todos os dias você deveria fazer algo que te de muito medo ... Isso lembra que você ainda vive ...
Galeria | Esse post foi publicado em Internacionais, Viagens e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Taj Mahal – Agra – Índia (11/11)

  1. Tania Barros disse:

    Olá!
    Pretendo ir em novembro deste ano. Peguei umas informações em um site de turismo com dicas dos pontos turíticos, Lá eles indicam 9 dias .Quantos dias são necessários? vou fazer por minha conta.
    Obrigada pelas informações.
    Tania

    • @MaurivanSB disse:

      Olha … Em Agra, acho q 2 ou 3 dias ja esta bom. Agora se estiver perguntando na india, acho q vale ate ficar mais tempo …. Tem muita coisa bacana e diferente

    • THIAGO GONÇALVES DO NASCIMENTO PIROPO disse:

      Olá Tania, você viajou para índia sozinha? estou pretendendo fazer o mesmo em novembro deste ano, se puder compartilhar sua experiência deixo meu contato de email. piropo.t@gmail.com, grato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s